Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Senado aprova projeto que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba

  • Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 15h31
  • Última atualização em Sexta, 09 de Março de 2018, 16h42
Tamanho da letra:

 

Foto: UFDPar/DivulgaçãoFoto: UFDPar/Divulgação
Avançou muito, nessa terça-feira (27), o Projeto que Lei (PLC 6/2018) que vai garantir autonomia financeira e administrativa para a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A proposta foi aprovada na Comissão de Educação e, em seguida, no plenário do Senado. Agora, segue para a nova apreciação da Câmara dos Deputados, com acordo para votação.
 

A senadora Regina Sousa (PT), única representante do estado do Piauí na Comissão no momento em que o projeto foi apreciado, explica que o texto precisou voltar à Câmara – por onde começou a tramitar- porque ganhou uma “carona” de última hora: os senadores incluíram no texto a criação da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFRPE), em Garanhuns. A mudança obriga a votação na Casa inicial. 

“Não houve qualquer mudança em relação à UFDPar”, garante a senadora. Ela disse que o governo tem interesse em aprovar também a aprovação da universidade em Garanhuns. Vale lembrar que o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), é pernambucano. 

Regina ressalta que o Governo Federal não gerará grandes despesas com a formalização do desmembramento da UFDPar da Universidade Federal do Piauí. “O campus já está estruturado em Parnaíba. Já tem cursos de Medicina, Odontologia, entre outros. São muitos cursos. Já existe inclusive hospital-escola”. 

Para a parlamentar, a criação de uma universidade é sempre uma boa notícia. Ela lembrou que a interiorização das universidades federais já vêm dos governos Lula e Dilma .”Faz tempo que a gente luta pela Universidade do Delta do Parnaíba. E, agora, é só uma questão de garantir a autonomia. A UFDPar deixa de ser um campus para ser uma universidade federal”.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página