Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Regina Sousa percorre o Estado debatendo reforma política

  • Publicado: Domingo, 26 de Abril de 2015, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2015, 11h06
Tamanho da letra:

Desde fevereiro que a senadora Regina Sousa(PT-PI) está percorrendo o Piauí para debater a refor-ma de política que está tramitando no Congresso Nacional. A parlamentar já visitou 18 cidades para conversar com lideranças e militantes e ouvir sugestões sobre os principais pontos do projeto de lei. A iniciativa da senadora é elogiada pelos participantes dos debates.

No último final de semana a senadora esteve em Uruçuí, Floriano e Água Branca e reuniu dezenas de pessoas que ouviram e tiraram dúvidas sobre os pontos mais polêmicos do projeto de lei. O fim do financiamento privado de campanhas é um deles. A senadora explicou que o Partido dos Traba-lhadores já decidiu que não aceitará mais doações de empresas privadas em campanhas e faz um desafio aos demais partidos a fazer o mesmo.

O fim da reeleição e das coligações proporcionais é consenso entre os parlamentares. Este último item já foi aprovado no Senado. Regina Sousa explicou que a coincidência de mandato está geran-do discussões, pois não há acordo se começaria em 2018 ou em 2022. “ A proposta é que o mandato seja somente de cinco anos para todos.” A parlamentar informou que os senadores são contra essa proposta, mas o PT é a favor.

Outro ponto muito discutido é o voto distrital, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado para as Câmaras Municipais. A senadora argumentou que se for aprovado para os Esta-dos é um retrocesso e a volta do coronelismo. Em Floriano, o deputado estadual Joel Rodrigues se mostrou favorável e disse que se esse critério já estivesse em vigor no Brasil, teria sido eleito. O ex-prefeito da cidade ficou na suplência.

Nos debates a senadora Regina Sousa recebe elogios, pois é a primeira senadora a percorrer o Esta-do debatendo temas importantes para a população. O professor Francisco Martins, de Uruçuí, disse que é necessário fomentar o debate sobre a reforma política para que as pessoas saibam o que pode mudar na vida delas. “ É a primeira vez na história de Uruçuí que um senador vem debater com a população”, comentou João Alberto de Oliveira, morador da cidade. O vereador Antonio Reis, de Floriano, também elogiou a iniciativa da senadora em se reunir com a população fora do período de campanha.

A senadora Regina Sousa informou que enquanto o projeto não foi votado irá percorrer o Estado falando sobre o mesmo. E pediu aos participantes que levem o debate para os familiares, amigos porque é preciso que as pessoas discutam a reforma política. “ Se alguns pontos forem votados até outubro, como o fim do financiamento privado e coincidência de mandatos já será um grande avan-ço na democracia brasileira.”

registrado em:
Assunto(s): Reforma política
Fim do conteúdo da página