Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Festival Cultural dos Cocais é feito com a participação popular

  • Publicado: Sexta, 06 de Julho de 2018, 12h17
  • Última atualização em Quinta, 12 de Julho de 2018, 09h18
Tamanho da letra:

Iniciado há 14 anos, o Festival Cultural dos Cocais, realizado em São João do Arraial, a 210 km de Teresina, é feito com a participação da população, desde a concepção, passando pela escolha do tema até os preparativos finais. O evento reúne moradores de vários municípios e diversas atrações. Na abertura na noite de sexta-feira, 5, a senadora Regina Sousa elogiou a forma como o evento, que segue até o próximo domingo, é preparado. E este ano homenageia o mamulengo, o teatro de bonecos típico da região nordeste.

Para a senadora Regina Sousa esse tipo de evento, preparado com a ajuda da população é importante por que é uma festa diferente. “ Por que não é ir lá sé e se divertir. As pessoas se sentem donas da festa. É um sentimento de pertencimento porque elas ajudaram a organizar.” A prefeita Vilma Limma, PT, põe a mão na massa e ajuda na organização desde 2005, quando o então prefeito Francisco Limma, PT,( hoje deputado estadual) idealizou o evento que já faz parte do calendário estadual.

Até domingo, dia 8, vários grupos culturais e bandas locais e nacionais vão se apresentar no Espaço Cultural dos Cocais. A senadora comentou que agora não há mais a disputa entre os grupos e todos recebem um troféu de participação, o que é saudável e evita desentendimentos entre os participantes. Além disso, o evento gera renda para o município e os para os moradores com a venda de comidas, peças artesanais e outros artigos.

Regina Sousa elogiou a casa de reboco que foi decorada com os bonecos feitos pelos alunos da oficina ministrada pelo artista Chagas Vale, que nasceu em Luzilândia,,na região dos Cocais, e é um apaixonado pelo teatro de bonecos. Além da senadora Regina Sousa, o deputado federal Assis Carvalho, prefeitos de municípios vizinhos participaram da abertura do Festival que destaca com o tema “Entre versos e prosas, cheios de dengo, São João do Arraial faz viver o mamulengo.”

registrado em:
Fim do conteúdo da página